A história da Tesla, a empresa que revolucionou o transporte

Você sabia que a Tesla não foi fundada pelo bilionário Elon Musk, que sem dúvidas é a figura mais famosa por trás da empresa? E que ela já ficou a dias de declarar falência? O TecMundo vai falar nesse capítulo da história da tecnologia sobre a companhia automobilística que mais dá o que falar atualmente.

Ela tem uma história recente se comparada com a de outras empresas que já foram retratadas por aqui, mas nem por isso deixa de ser interessante. Ficou curioso? Então confira abaixo a trajetória completa da Tesla.

Engatando a primeira

A Tesla começou em 2003 e veio da mente dos colegas Martin Eberhard e Marc Tarpenning. Ainda em 97, eles cofundaram a NuvoMedia, empresa que lançou um dos primeiros eReaders do mercado, o Rocket. Em 2000, ela foi vendida por 187 milhões de dólares e eles puderam embarcar em outro mercado: o de carros elétricos.

Nascia então em Palo Alto, na Califórnia, a Tesla Motors. O nome é uma homenagem ao cientista Nikola Tesla, revolucionário em conceitos envolvendo corrente elétrica e fornecimento de energia, mas que não recebeu o devido reconhecimento na época.

Usar eletricidade não era certeza. O objetivo principal era ter uma energia alternativa, indo de gás natural até hidrogênio. Decidida a fonte, o segundo passo era definir bem o público-alvo. Ela não queria só lançar carros que eram ecologicamente sustentáveis, mas não tinham um visual de primeira e bom desempenho. Se era pra entrar nesse ramo, era pra ser a melhor.

A Tesla começa cheia de problemas e o primeiro é a situação dos carros elétricos. No começo dos anos 2000, a indústria tinha destruído vários projetos parecidos de veículos do tipo, como o General Motors EV1. Os culpados apontados iam desde o desinteresse do público e a dificuldade na produção de baterias de longa duração até a pressão do resto do mercado, totalmente focado nos combustíveis fósseis.

O salvador da pátria

A parte financeira também não ia bem, e aí que entra Elon Musk. É dele o primeiro financiamento da Tesla, de 7,5 milhões de dólares em 2004. Ele vira presidente do conselho.

Nessa época, o Musk já era respeitado no mercado da tecnologia, mas era mais visto como um visionário cheio de grana. Ele foi tirado do cargo de CEO do PayPal em 2000 e já tinha fundado a companhia de foguetes e exploração espacial SpaceX em 2002. Em 2005 e 2006, ele fez outras contribuições em forma de investimento.

Nesse começo, o Musk não tinha como participar das operações diárias, mas era de longe o que mais dava palpites no design do primeiro carro da Tesla. Isso vai gerar alguns atritos que são importantes no futuro.

Antes de estrear em 2006, a Tesla passou muito tempo no laboratório. Ela começou pegando emprestado um modelo que usava baterias de íon-lítio chamado Tzero, da AC Propulsion, pra servir como cobaia de conceitos. Foi nesse carro que a Tesla desenvolveu o sistema proprietário de eletrônica, motor e conector de recarga.

Esse é outro diferencial dessa montadora. Quase tudo o que tá presente no Roadster era uma tecnologia desenvolvida do zero ou adaptada pela própria empresa. Isso aconteceu por dois motivos: pra não precisar pagar patentes e licenciamentos pras outras marcas e porque ela nunca tava satisfeita com o desempenho dessas tecnologias emprestadas.

Pé na estrada: o Roadster

O primeiro modelo é o Roadster, um esportivo que fazia até 350 km em uma carga e vai de 0 a 100 km/h em pouco menos de 4 segundos. Ele teve uma produção limitada e foi recebido de forma mista pela comunidade. A Tesla até processou a BBC por difamação, porque o programa Top Gear pegou pesado no review, mas perdeu a ação.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *