Baba Vanga, a clarividente que previu acontecimentos históricos

A vidente deixou premonições até o ano de 5079, mas hoje é difícil identificar o que foi narrado por ela e o que é invenção da Internet

Baba Vanga – Wikimedia Commons

Nascida em Strumica, na atual Macedônia, em janeiro de 1911, Vangelia Pandeva Dimitrova, conhecida como Baba Vanga, previu inúmeros acontecimentos históricos ao longo do século 20. Diz a lenda que ela antecipou Chernobyl e outros momentos que qualquer um diria improváveis. Vanga dizia que escutava vozes de seres invisíveis que diriam a ela tudo que quisesse saber.

Cresceu em uma família pobre. Sua cegueira vem de um acidente decorrente de uma tempestade, que a lançou em um areal do qual ela só foi encontrada dias depois. Foi uma criança normal, mas já demonstrava traços de profetisa — ela gostava de adivinhar.

Em seu auge, chegou a atender 50 pessoas por dia. Também foi a primeira vidente do mundo a ser contratada pelo governo. Como funcionária pública, o dinheiro das consultas iria para a receita do Estado, e ela recebia um salário fixo. Essa situação gerou dúvidas nas pessoas, no entanto. Dizia-se que o governo dava informações confidenciais para a mulher repassar aos clientes.

Como esperado, Vanga teria previsto a data de sua morte. Ela morreu em 1996, mas deixou premonições até o ano de 5079. Mas é difícil dizer quais das teorias atribuídas a ela realmente foram ditas pela clarividente.

Além disso, ela também deixou uma esperança para quem acredita em seu esoterismo. Segundo Vanga, uma garota francesa de 10 anos seria a sucessora de todo o seu poder. “Em breve, todos ouvirão falar dela”, disse.

Mito?

A lenda que se tornou ao redor de Baba diz que ela acertou a morte de Stalin, sendo até presa por ter tido tal coisa e solta após o fato (o que nunca foi comprovado). Disse que os conflitos levariam a uma mudança radical na região, e assim caiu a União Soviética.

Outros dizem que ela teria previsto os ataques de 11 de setembro de 2001, a eleição de um presidente negro nos Estados Unidos e o desastre de Chernobyl.

Errata: A matéria errou ao não especificar que a suposição que a vidente acertou a data morte de Stalin nunca foi comprovada.

Fonte: Aventuras na História

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *