9 curiosidades sobre como o pai ou a mãe influenciam nas características dos filhos
Sempre ouvimos “ah, mas você é a cara do seu pai” ou “você é uma cópia da sua mãe”. Mas a verdade é que herdamos os genes e, consequentemente, as características de ambos. Às vezes a proporção é 50% e 50% mãe. No entanto, os genes masculinos costumam ser mais agressivos e nesses casos a proporção cai pra 60% dos genes do pai e 40% da mãe.
Há características que são comuns de serem herdadas pela mãe e outras pelo pai. Até mesmo a linhagem antepassada da família, se você teve irmãos ou irmãs interfere nos genes de seu filho, em algo muito importante que é o sexo da criança.
1 – Sexo da criança – Pai
Essa questão tão importante e relevante é definido pelo pai. Isso porque a mãe sempre passa ao filho ou filha o cromossomo X. É o pai quem passa o outro cromossomo, que pode ser o X (nesse caso seria uma menina) ou o Y (um menino). Se o homem teve mais irmãs, a chance é que tenha filhas. Se os irmãos forem maioria, um filho. Raramente, acontece de os cromossomos X e Y do homem serem proporcionais, mas nesses casos as chances de ter menino ou menina são iguais.
2 – Dentes – Pai
Se o pai costuma ter problemas dentários e precisa visitar o dentista com frequência, é provável que o filho siga o mesmo caminho. A forma dos dentes e a estrutura da mandíbula pode ser herdada de ambos os pais, mas geralmente os genes do pai dominam.
3 – Intelecto – Mãe
Os genes responsáveis pela inteligência da criança são herdados pelo cromossomo X. Então apenas as meninas herdam a inteligência de ambos os pais. É por isso que os meninos herdam a inteligência da mãe, o resto é apreendido por meio da educação de fato. A diferença real é realmente pequena, a diferença do QI materno para o QI dos filhos meninos é em media de 15 pontos, o que é muito pouco.