Você conhece a teoria da pixar?
A Teoria da Pixar foi criada por um jornalista norte-americano chamado Jon Negroni, que até lançou um livro sobre ela. A teoria diz que todos os filmes que existem da Pixar, ou que vão existir, estão conectados em um mesmo universo, sem exceção. Todos os filmes da empresa se passam no mesmo universo, só que em momentos diferentes. Isso significa que, em todo o tempo de existência, a Pixar está nos contando uma única e grande história. Vale lembrar que essa teoria é válida somente para os filmes da Pixar, ou seja, Frozen, Enrolados, Operação Big Hero não contam porque eles são filmes da Disney, e Pixar e Disney são coisas diferentes.
Conheça um pouco sobre a Teoria da Pixar
Filme 1: O Bom Dinossauro
Esse foi o começo do universo da Pixar. Nessa época, os humanos e dinossauros viviam juntos, ou seja, é um universo um pouquinho diferente do nosso. Em nosso universo, teoricamente, primeiro vieram os dinossauros, então, caiu um meteoro na Terra que matou todos eles, e muito tempo depois, vieram os seres humanos. Já no universo da Pixar, esse meteoro nunca atingiu a Terra, e por isso, os humanos e dinossauros viviam juntos. Mas, de qualquer forma, devido ao clima e a falta de alimentos, os dinossauros acabaram entrando em extinção. Aquelas inundações repentinas que ocorrem durante o filme, foram voltando cada vez mais fortes e matando os répteis aos poucos, até que não sobrou nenhum. Os humanos, como são seres bem mais inteligentes, conseguiram sobreviver à esses fenômenos da natureza. Ou seja, a partir desse momento, não existem mais dinossauros na Terra.
Filme 2: Valente
O segundo filme da teoria se passa na antiga Escócia. Nesse filme, a personagem Merida descobre uma magia que acaba transformando sua mãe em um urso. Essa magia veio de uma bruxa que morava no meio da floresta. O interessante é que toda vez que ela passa por uma porta, a bruxa vai parar em um lugar diferente, como se essa porta tivesse propriedades mágicas. Guarde bem essa informação que será bastante útil no final. Nesse filme, teoricamente, a bruxa tem um poder que faz com que animais e objetos se comportem como seres humanos (como ocorre com a vassoura dentro da casa dela, que estava varrendo sozinha). Depois de muitos anos, esses animais e objetos infectados pela magia da bruxa foram se multiplicando e evoluindo.
Filme 3: Toy Story
Nesse filme, temos os brinquedos com vida própria. E de onde você acha que eles ganharam vida? Esses brinquedos que têm vida são resultados dos objetos infectados pela magia da bruxa vista no filme Valente.
Filme 4: Ratatouille
Nesse próximo filme da teoria, temos o exemplo do início da evolução dos animais, também por causa da magia da bruxa. No filme, o personagem Rémy não queria ser um rato de rua, ele queria cozinhar e até andar com as duas patas. No final do filme, o chefe Skinner acaba descobrindo que os animais estão ficando cada vez mais inteligentes. Provavelmente, ele saiu contando essa informação para todo mundo que via pela frente. Ou seja, praticamente, todas as pessoas já estão sabendo que os animais estão ficando mais inteligentes. Isso pode ser muito perigoso para os seres humanos. Os humanos exploram os animais, se eles ficam inteligentes, isso pode se tornar uma ameaça.
Filme 5: Up – Altas aventuras
O Charles Muntz sabia dessa inteligência dos animais, por isso, ele tentou controlá-los criando um exército de cachorros. Ele também desenvolveu aquela coleira tradutora. Só que, no final do filme, Muntz acaba morrendo e os cachorros ficaram soltos por aí. Enquanto isso, os seres humanos estavam passando por uma repentina revolução industrial. Se lembra que no filme Up, o Carl Fredricksen teve que vender a casa contra a sua vontade para uma empresa que estava crescendo cada vez mais? Então, aquela empresa é a BNL, que foi responsável pela poluição da Terra, vista no filme…
Filme 6: WALL.E
WALL.E. Essa empresa é de grande importância nesta teoria, e vamos abordá-la mais para frente.
Filme 7: Procurando Nemo
Nesse filme, podemos ver muito melhor o conflito existente entre animais e humanos. Só que aqui, os animais já estão um pouquinho mais evoluídos. Agora eles vivem em uma sociedade com escolas e tudo mais. Um exemplo disso é que a Dory sabe ler. E no meio desse conflito entre humanos e animais, surge a revolução das máquinas.
Filme 8: Os Incríveis
Podemos ver nesse filme, pela primeira vez, as máquinas se voltando contra a humanidade. O Síndrome acabou criando um robô inteligente o suficiente para tomar as suas próprias decisões, sem depender de um ser humano. E essas máquinas são originárias dos objetos encontrados infectados pela bruxa, lá no filme Valente. Afinal, máquinas também são objetos. As máquinas estão cansadas de serem maltratadas e descartadas pelos humanos. Por isso é começada uma revolução, uma guerra para acabar com a humanidade, da mesma forma que os brinquedos se voltam contra o Sid no final do primeiro Toy Story.
* Voltando para a teoria geral…
Ao final de Toy Story 3, por exemplo, aquele urso, o Lotso, está completamente revoltado com a humanidade. A partir daí, todas as máquinas resolveram se revoltar contra os seres humanos, ou melhor, elas preferiram controlá-los. Fizeram com que os seres humanos fossem dependentes delas para se tornarem escravos. Então, esses escravos humanos construíram a BNL, aquela empresa citada antes. Essa empresa é completamente avançada, operando principalmente por meio da robótica avançada e por sistemas de computador. Ela continua evoluindo cada vez mais.
Se lembra que os animais estavam se voltando contra os humanos? Bom, eles ainda estão com esse plano, só que agora, os humanos são propriedades das máquinas. Então, quem quiser arrumar confusão com os humanos, vai ter que passar pelas máquinas primeiro. Afinal, elas também não iriam querer perder os seus escravos.
Tivemos então uma grande guerra entre Animais vs Máquinas e Humanos. Obviamente, os animais perderam porque nada vence as máquinas. Então, a partir de agora, não existem mais animais na Terra. Quer dizer, ainda existem alguns insetos, porque eles são mais resistentes, como por exemplo, as baratas. Mas a grande maioria acabou morrendo mesmo. E para que os seres humanos ficassem completamente dependentes das máquinas, elas pegaram eles e os enviaram para aquela estação espacial vista no filme WALL.E. Pelos menos fora da Terra, os humanos não iriam atrapalhar os planos das máquinas. E vale lembrar que elas também utilizam a energia dos humanos para sobreviverem.
Filme 9: Carros
Nos filmes Carros, Carros 2 e no recente Carros 3 (que será lançado em julho de 2017), as máquinas dominaram completamente o planeta. As cidades dos filmes são praticamente iguais às dos seres humanos, só que sem eles. Só existem carros e máquinas, mas agora, eles estão muito mais evoluídos. E como eles viveram por muito tempo ao lado dos humanos, eles têm comportamentos parecidos. Ironicamente, após as máquinas terem poluído o planeta com os seus combustíveis, a Terra ficou tão poluída, que nem elas sobreviveram. Na verdade, apenas uma máquina sobreviveu, o WALL.E.
* Voltando para a teoria geral…
Não sabemos muito bem o porquê do WALL.E ter sobrevivido. Mas, estima-se que ele sobreviveu por que tem mais humanidade dentro dele do que qualquer outra máquina. Se você reparar, ele asiste TV, ouve música e é amigo de um ser vivo, uma barata. Essas coisas, provavelmente, o mantiveram vivo por tanto tempo. No final do filme, os humanos voltam para a Terra e trazem a última planta viva dentro de uma bota. Nos créditos finais do filme é possível ver que essa planta se transformou em uma grande árvore, que se tornou nada menos do que a enorme árvore vista em…
Filme 10: Vida de Inseto
Vida de Inseto. Por isso não vemos seres humanos nesse filme. Como eles voltaram recentemente para a Terra, ainda existem poucas pessoas no planeta. Repare que os insetos sobreviveram às guerras e poluições, assim como a barata amiga de WALL.E. Só que durante todo esse tempo, os insetos estavam evoluindo cada vez mais. Já tinham uma sociedade completa com leis de trânsito, circos e até outdoors. De qualquer forma, seres humanos, insetos e máquinas repovoaram a Terra, e depois disso, num futuro muito distante, surgem os…
Filme 11: Monstros S.A.
Monstros. O filme Monstros S.A. é o último da lista da teoria da Pixar, até então. O que acontece é que, o lixo que foi acumulado em WALL.E causou uma radiação absurda no planeta. Depois de vários e vários anos vivendo no meio dessa radiação, os seres humanos e os insetos começaram a sofrer mutações. Até que, centenas de anos no futuro, apenas mutações existem, no caso, os monstros. Se você parar para analisar, eles têm os mesmos costumes que os humanos, a diferença é que eles são monstros. Têm faculdade, trabalham, praticam esportes, tudo que os humanos têm eles também têm. Só que os monstros sofrem de um grande problema, a falta de energia, que é muito comum em um período pós-apocalíptico. Então, para sobreviverem, os monstros criam aquela tecnologia das portas. Só que, diferente do que muitos pensam, aquelas portas viajam no tempo. Eles vão para o passado pegar energia dos seres humanos. Muita gente acha que as portas levavam para outra dimensão, mas não, elas viajam no tempo, fazendo muito mais sentido.
Agora, temos um personagem muito importante para essa teoria, a Boo. Ela foi a primeira criança a entrar no mundo dos monstros, do futuro, e fez o seu amigo Sully. Depois que ela foi embora no final de Monstros S.A., a Boo fez de tudo para reencontrar o seu amigo. A teoria diz que ela aprendeu a magia de viajar no tempo para encontrar com Sully, novamente. Mas, como é bastante especulado, a Boo tem o seu poder de nascença. Viajar no tempo é se teletransportar do presente para o passado, ou para o futuro. Só que, como ela não sabia em qual período se passava Monstros S.A., resolveu sair viajando aleatoriamente no tempo para tentar reencontrar o seu amigo. Na verdade, a magia da bruxa de Valente pode ser considerada como poderes da Boo. Assim como o Zezé, de Os Incríveis, ela poderia ter vários poderes. Pode ter tanto o poder do teletransporte, quanto o poder para dar inteligência aos animais e objetos. Por que não? Depois de muito tempo, a Boo aprendeu a tecnologia das portas. Por isso, as portas da bruxa de Valente sempre a levam para um lugar diferente, porque A BRUXA E A BOO SÃO A MESMA PESSOA. Por isso, o desenho do Sully aparece entalhado na madeira dentro da casa dela. Uma das provas que a bruxa é uma viajante do tempo, é porque ela entalha um carro do Pizza Planet, e na antiga Escócia não tinha carros. Ou seja, a bruxa é uma viajante do tempo. E por causa do amor que a Boo tinha pelo Sully, o universo da Pixar foi criado. Tudo funciona no mesmo ciclo temporal. Ao mesmo tempo em que a Boo criou o universo, ela já fazia parte dele.