5 ARANHAS MAIS VENENOSAS DO MUNDO
Encontrar as aranhas mais venenosas do mundo não é algo que você vai querer. Mas a contribuição das aranhas para o mundo é bastante valiosa, principalmente devido a seu papel como agentes de controle biológico, mantendo o controle sobre as populações de insetos, ratos e outros animais nocivos.
Apesar disso, muitas pessoas têm pavor de aranhas, mas isso é compreensível, já que elas não são as criaturas mais fofinhas e algumas delas são bem mortais. Desça um pouco para conhecer as aranhas mais venenosas do planeta – se você ousar …
5° – Aranha de Costas Vermelhas
Localização: Austrália
A Aranha de Costas Vermelhas é uma espécie da família da Viúva Negra. Nos casos mais graves, uma mordida dessa aranha pode causar convulsões, insuficiência respiratória e coma. Outros sintomas menos graves incluem náuseas, espasmos musculares, inchaço dos gânglios linfáticos, enxaqueca e dores de cabeça. A aranha de Costas Vermelhas tem uma listra vermelha na parte de baixo das suas costas, com um desenho em forma de ampulheta proeminente em seu abdômen.
4° – Viúva-Negra
Localização: América do Norte
Quase todos já devem ter ouvido falar da aranha Viúva-negra. A fêmea dessa espécie faz jus ao seu nome por causa de seu hábito natural de comer seu companheiro depois do sexo. Nos seres humanos o seu veneno causa espasmos musculares graves e paralisia cerebral, além de poder causar a morte em crianças e idosos. Existem vários tipos de Viúva Negra e todas têm uma brilhante ampulheta vermelha em seu abdômen.
3° – Aranha Teia-de-Funil
Localização: Austrália
A Aranha Teia-de-funil tem grandes presas venenosas, com as quias ela injeta grandes doses de veneno quando morde. Esta aranha preta é extremamente perigosa para adultos e crianças. A Aranha Teia-de-funil tem um veneno chamado atracotoxin, que pode matar uma criança pequena em apenas 15 minutos.
Em adultos o veneno veneno provoca dor intensa no local da injeção, espasmos musculares, fadiga, náuseas e vômitos. A Aranha Teia de Funil é extremamente agressiva e ela não vai atacar apenas uma vez, mas várias vezes antes de ela se afastar. Sua teia é de onde vem o seu nome, já que elas criam teias em formato de funil nas pastagens, cantos de varandas, e onde quer que haja fendas pequenas.
2° – Aranha da Areia
Localização: Desertos do continente Africano e Sul da Ásia
A Aranha da Areia tem uma extensão de perna de cinco centímetros e é extremamente venenosa, embora não seja agressiva até ser perturbada. Infelizmente, não há um anti-veneno para a sua mordida, portanto a hospitalização prolongada é necessária para combater todos os seus efeitos no ser humano. Sua mordida causa a coagulação do sangue, o que leva ao sangramento da pele e orifícios, eventualmente levando à morte.
1° – Aranha Armadeira
Localização: Brasil e regiões da América do Sul
A Aranha Armadeira detém o recorde de aranha mais venenosa do mundo. Ela tem uma extensão de perna de 12,7 centímetros e pode injetar até 1.069 mg de seu veneno em uma única mordida.
Ao se sentir ameaçada ela fica sobre as patas traseiras indicando que vai atacar. Seu veneno é uma neurotoxina, que provoca dificuldade respiratória e que em pouco tempo pole levar à morte. Em concentrações mais baixas o veneno também pode causar também “priapismo” nos homens – uma ereção prolongada que pode durar horas e dias antes de levar à impotência.