Água e sabão são mais eficazes do que álcool gel contra o coronavírus, diz infectologista
A simples lavagem das mãos com água e sabão é capaz de inativar o vírus
A utilização do álcool gel é prática, mas mesmo assim, muitos ignoram a recomendação dada por epecialistas de que ela ocorra apenas quando a pessoa não puder ir até a pia e fazer a limpeza completa das mãos com água e sabão. Isso porque o vírus, é revestido por uma camada fina de gordura e que fica inativo quando entra em contato com o sabão. Portanto, a alternativa mais simples e eficaz, é a lavagem tradicional.
Álcool líquido e o álcool de cozinha
De acordo com Luiz Machado, infectologista do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) em Porto Alegre, se a graduação do álcool líquido for de 70%, a limpeza será eficaz da mesma forma. Para ajudar na aplicação, um borrifador pode ser aplicado na garrafa, ou mesmo a utilização de um lenço descartável.
O infectologista alerta ainda que graduações superiores a 70% não são indicadas, pois “são lesivas para a pele, podendo causar ressecamento e lesões secundárias. Essas fissuras inibem a lavagem da mão porque causam dor”, explica Machado.
Quanto a utlização do álcool de cozinha, Machado diz que não é eficaz pois como já foi dito, tem graduação inferior a 70% e não elimina o vírus.
Como lavar as mãos corretamente
Até para lavar as mãos, você tem que saber como é que se faz. O vírus que levou mais de 10 mil pessoas no mundo inteiro à morte, pode facilmente ser inativado com água e sabão. É simples:
- Comece a lavagem com movimentos circulares dos dedos de uma mão na palma da outra.
- Entrelace as duas mãos para higienizar as “costas” delas e, principalmente, a região entre os dedos.
- Repita o processo de dedos cruzados — agora com as palmas juntas.
- Para assear as unhas, deixe as mãos em forma de concha e faça movimentos verticais uma na outra, juntando-as em sentido oposto.
- Com a mão ainda em forma de concha, fechada, desenhe círculos na palma.
- Use água corrente para tirar o sabão (e as bactérias) de sua pele.
- Se possível, feche a torneira com um papel ou uma toalha para não se sujar de novo.
- Por fim, seque bem as mãos com uma toalha limpa ou um pedaço de papel.
O Ministério da Saúde, por meio de seu canal oficial, publicou um vídeo explicativo ensinando como se deve lavar as mãos corretamente.