3 fake news que muita gente acreditou sobre o Covid-19

Políticos e apresentadores de TV chegaram a acreditar em fake news e compartilharam por aí.

O novo coronavírus tomou conta de todos os noticiários no mundo. Entre informações para alertar a população dos riscos e de como se manter protegido contra a doença e evitar sua propagação, estão também as fake news. Seja para ganhar cliques, ou desinformar as pessoas, elas sempre estão aparecendo. Na matéria de hoje, o Olhar Curiosidades separou 10 das principais fake news, que fizeram até mesmo apresentadores de TV e políticos acreditarem e compartilharem por aí.

Igreja Universal e o álcool gel de R$ 500

Recentemente a apresentadora Lívia Andrade protagonizou uma gafe quando no programa Fofocalizando, disse que a Igreja Universal estaria se aproveitando dos fiéis e vendendo pela TV, álcool gel pelo valor de R$ 500,00 tendo como “prova” uma foto em que está escrito Uvinersal (sic). Renato Cardoso, um dos bispos da Igreja Universal, desmentiu a fake news em seu canal do YouTube. Depois da repercussão, Lívia Andrade foi afastada da apresentação por tempo indeterminado e Chris Flores entrou em seu lugar.

O colunista Flávio Ricco em sua coluna do UOL, tentou minimizar o erro grave de Livia e defendê-la dizendo que ela tinha sido afastada porque Silvio Santos supostamente teria laços de amizade com bispos da Universal, quando, na verdade, Lívia foi afastada da apresentação do programa por não fazer o básico de todo jornalista, que é verificar as fontes. Lívia não fez a lição e acabou comprometendo a credibilidade do jornalismo do SBT, já que não verificou os fatos, permitido circular para milhões de telespectadores uma foto descaradamente falsa.

Homem morto por Covid-19

Circulou nas redes sociais mais uma fake news. Dessa vez, um borracheiro, primo de um porteiro, teria morrido em um acidente de trabalho e seu atestado de óbito tinha como causa o Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus). A informação é falsa, já que o homem de 57 anos, morador de Jaboatão dos Guararapes, faleceu no dia 23 de março após apresentar um quadro de pneumonia.

A síndrome respiratória aguda pode ser provocada por diversos vírus como as influenzas A H1N1, A H3N2 ou B, Covid-19, entre outras. O coronavírus era uma das possíveis causas da morte que foi descartada depois do exame laboratorial. O atestado de óbito original, no entanto, não foi divulgado.

Cuba cria a vacina contra o coronavírus

Recentemente também circulou uma mensagem nas redes sociais, dizendo que Cuba anunciou que teria produzido e enviado para a China uma vacina contra o coronavírus que já curou 1.500 pessoas. Contudo, a informação é falsa.

Não se sabe exatamente de onde veio exatamente a informação, uma vez que nem o próprio governo cubano chegou a falar em ter encontrado uma vacina. Em publicação oficial do Partido Comunista Cubano, a palavra vacina não é mencionada nem em espanhol nem em inglês.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *