O Misterioso Caso Da Floresta Torta Da Polônia

Nos arredores da cidade de Gryfino, na região oeste da Polônia, existe uma floresta que parece ter saído diretamente de um conto de fadas. “Na Krzywy Las”, mais conhecida como “Floresta Torta“, conta com cerca de 400 pinheiros que nasceram e cresceram totalmente torcidos, apresentando curvas que podem chegar a 90 graus em suas bases, que por sua vez costumam dobrar em direção ao norte.

Logo acima de suas bases, as árvores se curvam em forma de uma letra “C”. Na maioria dos casos, essas árvores podem crescer até cerca de 15 metros de altura e são geralmente saudáveis, apesar das curvas de características não naturais características das suas bases.

Embora haja muitas outras árvores estranhas ao redor do mundo que desenvolvem curvas ou outras formas inusitadas, as árvores da Floresta Torta da Polônia são bem diferentes. Basicamente, elas são “puras”, não sendo como outras árvores que são curvas porque sofreram uma mutação genética. Além disso, a Floresta Torta apresenta um número considerável de plantas com essas características, o que consequentemente levanta muitas questões entre a comunidade científica.

A busca pela solução do mistério da Floresta Torta

KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA

As árvores de aparência estranha da Floresta Torta polonesa sempre deram origem a muitas teorias diferentes que tentam explicar de alguma forma as razões por trás das suas características. Uma das teorias mais inusitadas diz que isso ocorre porque existe algum tipo de atração gravitacional nessa área em particular, o que consequentemente fez com que as árvores crescessem para os lados, em vez de se desenvolverem para cima.

No entanto, essa teoria não se sustenta entre as análises do meio científico, dado que a gravidade puxa as coisas diretamente para baixo e não em uma curva. Além disso, existem outros grupos de pinheiros e algumas vegetações variada na área da Floresta Torta que não apresentam nenhuma curvatura anormal, o que automaticamente elimina a hipótese da gravidade, visto que seria de esperar que uma atração gravitacional exercesse o mesmo tipo de força em todas as plantas da área e não apenas em um grupo específico de árvores.

Outra teoria sobre a misteriosa Floresta Torta é que uma forte nevasca caía sobre as árvores enquanto elas cresciam e se desenvolviam, o que poderia ter feito com que elas adotassem tais formatos estranhos. O problema é que, mais uma vez, essa teoria não explica por que outras árvores na área não foram afetadas de uma maneira tão incomum.

A explicação mais provável para o curioso fenômeno

As árvores provavelmente foram plantadas por volta de 1930, sendo que relatos históricos apontam que não era algo incomum ver os agricultores da época manipulando suas árvores ainda jovens para adotar formas que tornassem mais fácil o uso da madeira obtida em aplicações específicas, como no caso da construção de embarcações, na qual faria sentido usar madeiras mais curvadas, pois isso complementaria a forma do navio que estaria sendo construído.

Desse modo, é bastante plausível que os agricultores dessa região da Polônia provavelmente entortaram as árvores enquanto estas ainda estavam nos estágios iniciais de crescimento, o que explicaria o fato de que, embora muitas árvores apresentem um formato tão uniforme, não são necessariamente todas as plantas na área que são tortas.

Essa hipótese também consegue ser sustentada pelo fato de que, quando a Segunda Guerra Mundial começou e a Alemanha invadiu a Polônia, as atividades de entortamento de árvores por parte dos agricultores locais provavelmente foram interrompidas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *