Entenda o porquê não devemos lavar os ovos
Poucas coisas são melhores do que um bom prato daquilo que gostamos, não é verdade? O ato de comer está entre os maiores prazeres das pessoas, ao lado de se divertir com os amigos, ficar com a pessoa amada, dormir, voar e etc. Os gostos, é claro, são relativos e o que eu não gosto pode ser o paraíso culinário para outra pessoa. Doces, massas, grelhados, crus, naturais e vários outros tipos de infinidades, existem por aí para que possamos nos alimentar. No entanto, existe um alimento super comum e que é presente na alimentação de pessoas do mundo inteiro: os ovos. Eles são baratos e bastante nutritivos.
No entanto, é preciso ter bastante cuidado com os ovos, pois o seu manuseio é um tanto delicado. E não estamos falando apenas de sua casca frágil, mas do que um simples ovo pode carregar. Ele pode ser o portador de bactérias muito perigosas. Um dos métodos usados pelas pessoas em casa para “eliminar” esse perigo é lavá-los antes de consumi-los ou de guarda-los. No entanto, essa pode não ser uma boa ideia e nós mostramos isso para você, caro leitor. Confira conosco a seguir e compartilhe com seus amigos desde já. Sem mais delongas, vamos lá.
Porque lavam os ovos antes de serem comercializados
Os ovos saem do corpo das galinhas pelo mesmo orifício por onde saem as fezes. Isso quer dizer que eles podem ficar cheios de bactérias. Por esse motivo, a maioria das empresas, que comercializam o alimento, fazem uma pré-lavagem com um enxágue, ajudando na desinfecção das bactérias. No entanto, esse procedimento não garante a limpeza total de algumas bactérias, como salmonela, uma vez que também é possível ser infectado logo após a galinha botá-lo, ou também porque, antes da casca se formar, ela passa pelo sistema reprodutor do animal, podendo então ficar contaminado.
Poderia aumentar as chances de ser contaminado pela salmonela ou outras bactérias
Após a primeira lavagem de desinfecção, uma camada natural dos ovos acaba sendo eliminada. Isso ajuda a evitar que algumas bactérias penetrem sua casca. No entanto, é adicionada uma fina cama de óleo mineral comestível Esse então atua como proteção para o armazenamento doméstico. Desta forma, se os ovos forem lavados novamente, essa proteção pode perder totalmente a força, o que permite que bactérias como salmonela penetrem no alimento por meio da casca. Isso porque esta possui pequenos poros e as bactérias podem sobreviver durante muito tempo na parte externa do produto.
A água pode conduzir bactérias
As possibilidades de que as bactérias contaminem os ovos são maiores do exterior para o seu interior. Se esse manuseio não é feito de forma correta na hora de lavar, as chances de que a salmonela ou outras bactérias penetre a casca são aumentadas de forma considerável. Se os ovos forem deixados de molho e essa água não estiver ao menos 11°C, aumenta ainda mais esse risco. Da mesma forma, o uso de detergente ou produtos químicos também afetar a porosidade.
E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos.