Nadador checo quebra recorde mundial de nado sob o gelo

David Vencl, nadador checo de nado livre, quebrou o recorde mundial do Guinness, após nadar cerca de 80 metros sob o gelo de um lago congelado em Lahost. Para atingir o feito, Vencl, enquanto nadava, teve que prender a respiração por 1 minuto e 35 segundos.

Devido às regras impostas pelo Guinness, o nadador não utilizou nadadeiras e nem roupa de mergulho. A equipe, que deu suporte a Vencl, teve que verificar também se o gelo que cobria o lago tinha ao menos 30 centímetros de espessura – outro requisito do Guinness.

O recorde anterior havia sido estabelecido em 2013, pelo nadador dinamarquês Stig Avall Severinsen.

Nadador em águas geladas

À primeira vista, nadar em águas geladas parece loucura, não é verdade? Mas não é. Tem muita gente por aí que se aventura em águas congelantes – e sem medo algum. O britânico Lewis Gordon Pugh é um deles. “Eu pensei que poderia ser o primeiro homem do mundo a nadar em lugares tão remotos, que os meus ídolos descobriram. Só que o meu foco foram os oceanos”, revelou o nadador ao Globo Esporte.

Sem a ajuda de roupas ou qualquer outro tipo de aparelho, Pugh consegue realizar longas travessias porque possui a incrível habilidade de aumentar a temperatura do próprio corpo. Sim, acredite ou não, é uma habilidade incrível, afinal, conforme explica José Eduardo Bicudo, fisiologista e biólogo da USP, a temperatura média do nosso corpo pode variar entre 36 e 37 graus, mas, devido à exposição ao frio, a temperatura pode, em quatro ou cinco minutos, desabar rapidamente.

“Quando a temperatura do centro do corpo atingir 32 graus, começa a acontecer a falência dos órgãos internos e o indivíduo acaba morrendo”, destacou o especialista. Por isso, para não ser vítima de tal eventualidade, o nadador, antes de enfrentar as gélidas águas dos oceanos, treinou em piscinas de gelo, cuja temperatura da água atingia cerca de seis graus.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *