Você Sabe Como Surgem Os Vulcões?

Não podemos negar que o Planeta Terra inteiro é fascinante, tanto quanto o universo, ainda mais os eventos naturais que ocorrem por aqui, muitos deles nem conseguimos explicar e vamos atrás de respostas em livros, jornais, ou até mesmo na internet. Os vulcões, por exemplo, são estruturas que costumam chamar bastante a atenção das pessoas.

Por falar nisso, não dá para negar que os vulcões são fascinantes, mas ao mesmo tempo assustadores não é mesmo? Eles podem ser encontrados por diversas partes do mundo. Além disso, eles podem ser encontrados também em outros planetas do sistema solar. Prepare-se, pois hoje iremos entender como se formam os vulcões.

Magma

Antes de entender como se formam os vulcões, precisamos relembrar algumas coisas, como por exemplo, o magma que é formado por uma mistura de rochas em estado variável de fusão com alguns materiais voláteis, na maioria das vezes sendo o silicato exposto à alta pressão e temperatura, essa que pode variar de 700ºC a 1300ºC. A formação do magma ocorre de forma gradual, por conta das rochas que possuem minerais com diferentes pontos de fusão.

O magma fica localizado debaixo da superfície da terra e ficam acumulados nas chamadas câmaras magmáticas que podem ficar entre 15 a 150 km de profundidade. Acredita-se que ele também pode ser encontrado nos outros 3 planetas rochosos do nosso sistema solar. Quando o magma se solidifica no interior da terra, ele dá origem ao que são chamadas de rochas ígneas, dependendo de como ocorre o resfriamento, elas podem ter um aspecto mais fino ou grosseiro.

Placas Tectônicas

Placas tectônicas são grandes blocos rochosos semirrígidos que integram a crosta terrestre. O mundo inteiro é dividido em 52 placas tectônicas, sendo 14 delas as principais e 38 menores. Existem basicamente 3 tipos de placas, são elas:

  1. Oceânicas – São encontradas no assoalho oceânico;
  2. Continentais – As que podem ser encontradas em baixo dos continentes;
  3. Oceânicas e Continentais – São aquelas que ficam entre o continente e o assoalho oceânico.

O manto da terra é composto por magma, as placas tectônicas ficam localizadas acima do magma e devido a alta temperatura dele, as placas começam a se movimentar. Esses movimentos são lentos e contínuos e ocorrem no limite entre as placas.

Formação dos vulcões

Sabemos que quando as placas tectônicas se chocam, ocorrem terremotos, porém outros eventos também podem acontecer, como é o caso do surgimento de vulcões que se formam nas margens das placas. Com o movimento das placas, o magma encontra abertura para subir até a superfície, deixando assim o solo bastante deformado.

Após ficar passar pelas placas, caso o magma não encontre mais saída, ele fica em um reservatório que após estar muito cheio, precisa ser esvaziado. O solo em torno dos vulcões geralmente são muito férteis e bastante usados para a agricultura. Nesse solo é comum ser encontrado magma resfriado.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *