Essas são as 7 coisas que você nunca deve colocar no microondas
Cientificamente, o microondas “é um tipo de radiação eletromagnética de mede frequências, que não são ionizantes, ou seja, ao interagir com a matéria, não remove elétrons e não forma íons.” Ficou confuso? Mas não se preocupe, esse não é o foco da nossa matéria. Na verdade, queremos mostrar para vocês algumas coisas que nunca devem ser colocadas no seu eletrodoméstico.
Já aconteceu de você colocar alguma coisa no microondas e de repente o alimento explodir? Bom, isso pode acontecer com muitas coisas e as vezes pode causar até acidentes. Por isso resolvemos fazer essa lista com algumas coisas para não colocar no microondas, confiram:
1 – Embalagens de cartolina
Mas por que não podemos colocar embalagens de cartolina no microondas? Pois bem, caros amigos, essas embalagens podem pegar fogo e até danificar o seu eletrodoméstico. Bom, não custa nada colocar em um recipiente adequado para não correr esse risco, concordam?
2 – Papel alumínio
De maneira alguma as coisas feitas de alumínio podem ir para o seu microondas. O papel alumínio, por ser mais fino, é ainda mais perigoso. Além disso, o material evita que sua comida seja aquecida porque o metal reflete as micro-ondas. Já os materiais mais finos absorvem as correntes elétricas e esquentam mais rápido, podendo causar facilmente um incêndio.
3 – Plástico
Não são todos, mas a maioria deles. Cerca de 95% dos plásticos liberam uma fumaça tóxica quando são aquecidos. Até mesmo alguns plásticos que são ditos adequados para colocar no microondas podem oferecer um grande perigo.
4 – Uvas
Mas por que diabos alguém iria colocar uma uva no microondas? Nós não sabemos, mas quem avisa amigo é! Algumas frutas como banana e maçã, por exemplo, perdem o sabor quando esquentadas no microondas, mas não oferecem perigo algum. Porém, acreditem vocês ou não, as uvas podem explodir dentro do microondas.
5 – Isopor
Pode parecer prático esquentar aquela marmita de isopor no seu eletrodoméstico, mas assim como o plástico, o isopor pode oferecer alguns perigos. Isso porque o material pode soltar um resíduo tóxico que se mistura com a comida.
6 – Canecas térmicas
As que foram feitas justamente para isso não tem problema algum. Mas a maioria dessas canecas tem alguma parte que é feita de um componente de aço inoxidável, e aí que mora o problema. As vezes pode acontecer apenas de sua bebida não esquentar, mas também pode trazer alguns danos ao seu eletrodoméstico.
7 – Carne congelada
Não é uma regra, apenas uma dica. Já viram como a carne fica nojenta quando você tenta descongelá-la no microondas? A carne fica aquecida, digamos assim, de maneira desigual. Por fora ela fica meio cozida e com uma textura duvidosa, mas por dentro continua congelada. As vezes dá para quebrar o galho, mas não é recomendável.