Você Sabe Por Que Espirramos?
Nós seres humanos somos uma das maiores obras de arte da natureza. O nosso corpo é incrível, ele é uma verdadeira máquina e precisa que tudo esteja funcionando perfeitamente. Sabemos que somente assim conseguimos nos manter vivos. Não dá para negar que tudo o que existe dentro de nós, é de fato muito impressionante.
Desde o império romano, temos o costume de dizer “saúde” quando alguém espirra. Isso acontece por ser é uma forma de expressar desejo de bem-estar para a pessoa que está espirrando. Nos tempos antigos, o espirro era considerado como sinal de alguma doença grave, mas com a evolução da medicina, descobrimos que nem sempre é assim.
Hoje sabemos que o espirro pode ser associado à gripe ou alergia, por exemplo, em ambos os casos podemos tomar medicamentos para ficar melhor o mais rápido possível. Em todos os casos, podemos consultar um médico para que ele receite o medicamento ideal, para assim não venhamos a apresentar outras reações.
Por que espirramos?
O espirro em si é uma reação involuntária do nosso organismo, que serve para expulsar microrganismos presentes em nossas vias respiratórias, seja na boca, no nariz e até mesmo na garganta. Esses microrganismos podem ser vírus ou bactérias que podem estar relacionados a gripes e resfriados, ou partículas como as de pólen ou poeira.
Não dá para controlarmos o espirro, pois ele acontece praticamente “do nada” e não temos como prever. O espirro é extremamente importante para a nossa saúde, já que ele elimina das nossas vias aéreas os organismos que estão nos causando algum mal. Além disso, ele também elimina organismos que desencadeiam alergia, sendo assim, podemos dizer que o espirro ajuda a proteger o nosso corpo.
Como acontece o espirro?
Quando o nervo trigêmeo identifica a presença os micro-organismos ou partículas irritantes no nosso corpo, ele manda comanda a contração de músculos das costas e do abdômen, do tórax e das costelas. Dessa forma, o nosso pulmão se enche com bastante ar, logo em seguida esse ar é expelido de uma única vez e fazemos o famoso som do “atchim”.
A velocidade com que o ar sai é tão alta que pode chegar a mais de 120 km por hora, então, dá para ver que não conseguimos resistir a esse impulso. Vale lembrar que não é nada recomendado tentar impedir o espirro, pois a pressão do ar que iria sair, acaba causando vertigem e pode até mesmo romper o tímpano.