O que acontece se você comer alimentos vencidos?
Nem todo mundo presta atenção nos rótulos dos produtos na hora de fazer compras, não é mesmo? Mas a verdade é que esse tipo de falta de atenção pode trazer problemas sérios para a saúde, como consequência. Isso porque, quando nós ingerimos alimentos fora do prazo de validade, acabamos ficando expostos a uma série de complicações, muitas bem mais sérias que as pessoas pensam, podendo até mesmo causar a morte!
Assustador, não é mesmo? Mas não pense que é exagero. Nutricionistas e outros especialistas no assunto alertam que alimentos vencidos podem causar infecção, intoxicação alimentar e até mesmo o temido botulismo, uma doença bacteriana que pode ser fatal, especialmente para crianças e idosos.
Isso acontece, segundo os pesquisadores, porque quando estão fora do prazo de validade previsto pelos fabricantes, os alimentos começam a se deteriorar e passam a ser tomados por micro-organismo, muitos nocivos aos organismo humano, como as bactérias e fungos. E, embora seja comum que alguns alimentos, como pães e outras massas; criem uma crosta esverdeada de bolor; há casos em que a comida já não está boa para o consumo, mas sem apresentar alterações visíveis em seu aspecto.
É por isso, que se a comida estiver embolorada, não adianta cortar a parte ruim e comer a que parece boa, uma vez que as toxinas do bolor já terão penetrado no produto, por mais que não estejam à mostra. Entendeu?
Assim, é sempre válido prestar atenção nas datas expostas nos rótulos e claro, nas características sensoriais dos produtos, como a cor, o odor e a textura que eles apresentam. Até porque a forma de guardar os alimentos, se não for conforme a descrição feita pela fábrica, pode também interferir no que a indústria chama de “tempo de vida” dos produtos, fazendo com que ele perca antes mesmo da data prevista para seu descarte.