9 INVASÕES DE INSETOS INCRÍVEIS
Alguns insetos invasores podem ser os piores da história. E eles trazem vários estragos, como morte de pessoas, devastação de lugares, ataques a animais, entre outros.
Milhares de espécies não nativas migram para outros locais e mudanças inesperadas do ecossistema acontecem. Você já deve ter lido ou até assistido algum filme falando “Deus lançará uma praga de gafanhotos que irá cobrir a Terra e consumir tudo o que vir pela frente”. E aqui está uma lista de algumas invasões de insetos que fizeram as pessoas acreditarem que o fim estava próximo.
Insetos comedores de dinheiro
Estamos acostumados a ouvir pessoas afirmarem que estão passando fome por falta de dinheiro, mas esses insetos estavam literalmente com fome “de dinheiro”.
A foto acima é meramente ilustrativa, mas vale mencionar que, em 2011, em um banco no norte da cidade de Lucknow, na Índia, um gerente de banco abriu uma caixa de aço em um antigo quarto reforçado. Para a surpresa dele, descobriu que um exército de cupins tinha comido cerca de 10 milhões de rúpias, que é mais ou menos uns US$ 222 mil.
O gerente do banco disse à impressa “que é uma questão de investigação para saber como os cupins chegaram até lá, até porque não é qualquer coisa que entra em uma caixa de aço”.
Lagartas comedoras de carro
Em 2009, um carro em Rotterdam, Holanda, foi “atacado” por milhares de lagartas. Elas deixaram uma teia de seda gigante que cobriu o veículo inteiro.
As lagartas têm o costume de migrar de árvore em árvore. Dessa vez não foi bem assim: elas foram para um parque de estacionamento, onde elas cobriram o carro com suas teias, para a proteção contra vespas e aves antes de devorar – ou “tentar” devorar – o carro.
As lagartas ficaram no carro cerca de quatro semanas. O que fazemos é apenas admirar este acontecimento engraçado: o dono do automóvel teve que lavar diversas vezes o carro até se livrar das teias pegajosas.
Invasões tão grandes de insetos que apareceram no radar
Se você pensa em morar fora do Brasil, pesquise muito antes de ir para algum lugar como Albuquerque, Novo México. A população de lá notou um grande crescimento na população de gafanhotos.
Em 2014, a pior infestação de gafanhotos em 20 anos atingiu a cidade do Sudoeste. O ar era tão denso que os insetos apareceram no radar. O professor David Richman, da Universidade do Novo México, explicou que o inverno não foi o suficiente para matar os ovos deles. Por causa do inverno seco, as crias sobreviveram.
Insetos aquáticos invadem campos de milho de Iowa
Em 2011, uma nuvem de insetos aquáticos varreram os campos de Iowa. Foram vários metros de altura de uma nuvem sinistra da espécie.
Embora a invasão parecesse catastrófica, os insetos em geral eram inofensivos. Essas grandes enxames podem ser atribuídos aos machos fazendo uma reprodução em massa. Eles fertilizam fêmeas e morrem logo em seguida.
Os besouros assassinos
Ken Tompkins estava andando de bicicleta ao longo da planície em Surfers Paradise, quando, de repente, ele derrapou em um monte de besouros mortos. Ele quebrou o quadril, clavícula e costelas. Ficou de cama por seis semanas.
A causa de tudo isso? Milhares de besouros de água invadiram a costa leste de uma cidade da Austrália, em 2011.
Os cientistas até hoje não fazem ideia de como esses insetos foram parar naquela localidade – e porque diabos estavam todos mortos.
Vulcão causou invasão de insetos e cobras
Em 1902, Mt. Pelée, um vulcão localizado em French Caribbean, na ilha de Martinica, ficou ativo e soltou gases e cinzas, além de grandes tremores nas localidades próximas. Os tremores e as cinzas foram uma grande combinação causada pelo vulcão que recentemente ficou ativo, levando milhares de insetos e cobras venenosas para as aldeias vizinhas. A invasão matou cerca de 50 pessoas e 200 animais.
Mt. Pelée é considerado um vulcão de tamanho médio. Quando entrou em erupção, ele destruiu uma cidade vizinha St. Pierre. Cerca de 28 mil pessoas viviam ali. A grande maioria dos moradores morreu. A erupção desse vulcão é considerada um dos maiores desastres da história.
Formigas que se alimentam de fiação elétrica
Em Houston, nos Estados Unidos, moradores tiveram problemas com formigas, quero dizer… milhões de formigas. Elas estavam assumindo grande parte do sistema elétrico da cidade do Texas.
Loucas, as formigas se espalharam em um ritmo assustador e eram esfomeadas por equipamentos elétricos. Elas comiam todos os tipos de dispositivos. Mastigavam os cabos a partir dos isolamentos elétricos, causando curtos-circuitos e todos os tipos de estragos elétricos.
Invasões de cigarras que acontecem a cada 17 anos
Na costa leste dos Estados Unidos, moradores vivenciaram invasões de cigarras. O pior é que, no período de acasalamento, essa espécie faz um zumbido quase ensurdecedor. Nessa situação, com milhares de insetos do tipo, o zumbido chegou a até 94 decibéis de altura.
Essas criaturas demoram um tempo até vir à superfície. As cigarras ficam mais ou menos de 13 a 17 anos se alimentando de raízes das arvores. Elas apenas saem do solo quando a temperatura atinge 17°C e depois de algumas semanas em cima de árvores, elas morrem.
Estamos falando de uma invasão enorme! Alguns pesquisadores estimam que há 30 bilhões a 1 trilhão de cigarras à espreita subterraneamente, esperando o momento certo para sair.
Colmeias gigantes dentro de um carro
Em 2006, especialistas em insetos notaram que gigantes ninhos estavam sendo construídos em celeiros velhos, telhados de casas entre outros lugares cavernosos no sul de Alabama, nos Estados Unidos.
A principal causa disso tudo pode ser as condições do inverno, extremamente frio, ou simplesmente várias rainhas forçando abelhas a criarem ninhos com aposentos separados.
Os ninhos começaram a ficar terrivelmente enormes. Um deles foi descoberto saindo do chão em uma estrada perto da cidade de Pine Apple medindo cerca de 5 metros de altura.