Como era o carnaval no Rio de Janeiro 50 anos atrás?

Carnaval é uma das maiores e mais conhecidas festas brasileiras. A festa é mundialmente famosa e acontece todos os anos antes do feriado da Quaresma. O Carnaval no Rio de Janeiro é considerado o maior de todos os eventos – e se tornou o maior carnaval do globo.

RIO DE JANEIRO, BRAZIL – FEBRUARY 1953:

O carnaval pode traçar suas raízes de volta aos festivais gregos antigos realizados a cada primavera para honrar Dionísio, o deus do vinho. Os romanos adotaram o festival para homenagear dois dos seus deuses.

Durante o festival romano, escravos e senhores trocavam de roupas e passavam o dia bebendo. A Igreja Católica modificou o festival e o transformou em uma celebração que antecede a quarta-feira de cinzas.

A celebração do carnaval do Rio de Janeiro pode ser rastreada até 1723. O evento veio para o Brasil junto com os imigrantes portugueses que chamavam ele “Entrudo”. Ninguém, nem mesmo a realeza, ficava de fora. O Entrudo acabou sendo banido porque as autoridades não gostavam de ver tanta gente perder o controle.

Em meados do século 19, José Nogueira de Azevedo foi um sapateiro que marchava pelas ruas na época do Carnaval tocando tambor, pandeiro e apito. Ele chamava as pessoas para participar de sua marcha e acabou tornando a tradição popular.

Em 1855 os aristocratas aderiram ao movimento. Cerca de 80 membros da classe alta, incluindo o imperador, usavam máscaras e trajes elaborados para desfilar pela cidade tomada pela música. Em 1870, personagens fictícios foram introduzidos nas festividades.

Estas fotos históricas do Carnaval, em 1953 provam que o Rio de Janeiro sempre soube como fazer uma festa como nenhuma outra. Prepare-se para ser transportado ao longo do tempo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *