Médicos retiram pedra de 400 gramas da bexiga de uma vietnamita

Recentemente, uma jovem vietnamita teve que se submeter a um procedimento cirúrgico para retirar uma pedra gigante da bexiga. De acordo com os meios de comunicação vietnamitas que noticiaram o caso, a mulher, de 34 anos, descobriu a presença do corpo estranho quando foi atendida no pronto-socorro do Hospital Geral de Phu Binh, em Thay Nguyen, nordeste do Vietnã, por sentir fortes dores no abdômen.

Para descobrir o motivo das dores, os médicos realizaram uma bateria de exames. A tomografia computadorizada revelou que a vietinamita tinha uma massa enorme em sua bexiga. Devido à gravidade da situação, a vietnamita teve que realizar uma cirurgia de emergência.

A equipe, que realizou o procedimento extraiu da bexiga da mulher, extraiu uma pedra com 10 centímetros de comprimento. O corpo estranho pesava mais de 400 gramas. As reportagens, que foram publicadas pelos meios de comunicação do país, não oferecem muitas informações sobre o caso, no entanto, fotos da tomografia computadorizada, bem como de uma médica posando com a pedra gigante, tornaram-se virais nas redes sociais.

De acordo com um relatório de casos semelhantes que ocorreram em 2014, cálculos vesicais gigantes pesando mais de 100 gramas são raros. Conforme o Turkish Journal of Urology, menos de 85 casos envolvendo uma pedras vesicais com mais de 100 gramas foram relatados ao longo dos anos. A pedra que foi retirada da bexiga da vietinamita, nesse ínterim, se qualifica como uma excentricidade médica.

O termo, basicamente, refere-se à presença de pedras – ou material calcificado – na bexiga, que, na maioria das vezes, ocorre devido ao fato da urina não ser eliminada – à êxtase urinária. De acordo com os especialistas, outro motivo que influencia o desenvolvimento de cálculos vesicais é a presença de corpos estranhos – material de sutura, migração de aparelhos contraceptivos, stents (cateteres) ureterais, entre outros – na bexiga, que favorecem a formação da pedra.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *