Lugares marcados pela 1ª Grande Guerra
Quase um século após o final da 1ª Guerra Mundial – considerada a Guerra das Guerras – se passou e ainda é possível encontrar vestígios da destruição causada pelas batalhas e bombas usadas na Europa. Inúmeros locais ficaram mutilados, assim como os milhões de inocentes que morreram no conflito.
Mais de 70 milhões de militares saíram de suas casas para tomar o partido de seus países e se mobilizaram em batalhas sangrentas em nome de uma briga política. A Guerra, que começou em 28 de julho de 1914, teve seu final oficializado no dia 11 de novembro de 1918; mas seus sinais não foram apagados e ainda marcam gerações e lugares, outrora completamente diferentes.
Confira na lista abaixo, alguns desses locais que testemunharam a Guerra e carregam ainda hoje suas cicatrizes:
1. Ofensiva do Somme, França
Considerada uma das maiores batalhas da 1ª Guerra Mundial, a Ofensiva aconteceu entre julho e novembro de 1916. No final, foram registrados mais de um 1 milhão de mortos e feridos.
2. Batalha de Messines, Bélgica
Deflagrada entre os dias 7 e 14 de julho de 1917, essa foi uma ofensiva coordenada pelo 2º Exército britânico, na região de Flandres Ocidental, na Bélgica. Ao todo, foram mortos mais de 10 mil homens devido a explosões de bombas.