O “mistério” da única região sem casos registrados de Covid-19 no Japão
Enquanto governo central do Japão prorrogou o estado de emergência até o dia 31 de maio, Iwate decidiu pelo retorno à normalidade.
É um mistério. Todos se perguntam o que acontece na única região que não registrou nenhum infectado pelo novo coronavírus no Japão. O governo central do país prorrogou o estado de emergência até o dia 31 de maio, porém Iwate foi uma das primeiras prefeituras a decidir por um gradual retorno à normalidade. Isso porque entre as 47 Prefeituras do Japão, a de Iwate é a única sem registrar nenhum caso de Covid-19. Ela fica localizada no nordeste do país, tem 1,2 milhão de habitantes e é a segunda maior prefeitura do Japão em área. No dia 5 de maio, o governador Takuya Tasso anunciou “um novo estilo de vida”, que combinaria “o funcionamento do comércio com medidas preventivas rigorosas, reforçando o uso de máscaras e o distanciamento social”.
Mas afinal, por que não tem nenhum caso em Iwate? Um usuário do twitter no dia 6 de maio disparou: “Não há infectados, porque não há testes”. No dia, o Comitê de Prevenção ao Coronavírus de Iwate, divulgou um total de três resultados negativos. O governo local divulga o resultado dos testes para Covid-19 realizados na região, em nome da transparência. Mesmo assim, o número de testes é baixo. Ao todo, foram divulgados pouco mais de 500 testes, e todos negativos até o dado momento.