As máscaras caem: por que é importante usar máscaras em caso de despressurização de uma cabine de avião?
A despressurização da cabine é mais um susto que uma situação de fato perigosa, mas tenha cuidado.
Se você nunca na sua vida viajou de avião antes, saiba que antes da aeronave decolar, todos os comissários de bordo dão um recado simples e direto: “Em caso de despressurização da cabine, máscaras de oxigênio cairão automaticamente. Use as imediatamente”. E esse risco, mesmo com os parâmetros de segurança da aviação dos dias de hoje, sempre existe. Até porque se não existisse, o recado não seria dado.
Usar máscaras de oxigênio dentro de um avião como você já deve imaginar, é um protocolo de emergência. Nos filmes de suspense e terror, exemplos como esse não são tão incomuns. Em Plano de Voo (2005), Kyle Pratt decide acionar o sistema de emergência para que o avião fique com os corredores livres e ela possa procurar sua filha que foi sequestrada. Na cena do filme, muitas pessoas se desesperam com o aviso. Mas por que exatamente isso acontece e como funciona esse protocolo de emergência?
Bom, em primeiro lugar você deve entender o que é a despressurização de uma cabine de avião. Destin, do canal Smarter Every Day no YouTube, simulou a experiência, para conscientizar as pessoas da importância de se usar uma máscara de oxigênio em caso de despressurização. A experiência foi tão assustadora, que ele chegou a exclamar “Eu não quero morrer”, depois que seu cérebro não estava funcionando bem como deveria. O youtuber foi à NASA para viver a experiência de estar em uma cabine despressurizada em um avião (que é quando as máscaras de oxigênio caem).
Tudo acontece porque a cabine de um avião é como se fosse uma lata de refrigerante com gás: existe mais pressão dentro do que fora dela. É por isso que quando você abre a lata, boa parte desse gás é liberado na mesma hora. Esse mesmo efeito acontece em uma aeronave que sofre uma despressurização em altitude de ar rarefeito, quando a pressão da cabine fica exatamente igual a pressão atmosférica.
Como a saturação dos níveis de oxigênio caíram, Destin começou a ter hipóxia e em questão de minutos, foi possível ver como uma pessoa sem oxigênio de uma hora para outra pode ficar com náuseas, euforia sem conseguir reconhecer formas, sem conseguir mexer as mãos e nem mesmo colocar uma máscara para se salvar. É por isso que quando seu cérebro fica sem oxigênio, a coisa pode ficar bem feia.
O vídeo do youtuber está disponível abaixo com legendas em português, caso queira conferir: