Remédio caseiro para rinite alérgica de Plantas Medicinais
Se preferir assista o vídeo abaixo
A rinite é uma manifestação alérgica e, por isso, além de seguir o tratamento proposto pelo médico, deve-se evitar o acúmulo de poeira dentro de casa ou no local de trabalho, assim como manter o ambiente sempre muito bem arejado, para evitar a proliferação de micro-organismos que podem favorecer uma nova crise da doença.
Chá de eucalipto
Ingredientes
1 colher (chá) de folhas de eucalipto
1 xícara de água fervente
Modo de preparo
Coloque as folhas de eucalipto numa xícara e cubra com a água fervente. Tape, espere amornar, coe e beba a seguir, adoçando com mel.
O eucalipto possui propriedades medicinais antissépticas e desinfetantes, sendo um ótimo descongestionante nasal, sendo útil também no combate a outras doenças do sistema respiratório, como gripes e resfriados.
Contraindicação: o eucalipto é contraindicado para crianças, gestantes e lactantes.
Chá de hortelã
Um bom remédio caseiro para rinite crônica é a inalação do vapor do chá de hortelã-pimenta, porque ele possui propriedades que ajudam a facilitar a saída das secreções nasais.
Ingredientes
60 g de hortelã-pimenta
1 litro de água fervente
Modo de preparo
Coloque a hortelã numa bacia e cubra com a água fervente. A seguir cubra a cabeça com uma toalha aberta, de modo que cubra também a bacia, incline-se sobre a bacia e inspire o vapor deste chá por 10 minutos. Esta toalha ajuda a manter o vapor do chá por mais tempo.
Usar vinagre de maçã
Um bom remédio caseiro para rinite crônica é consumir regularmente o vinagre de maçã. Isso porque ele possui vitaminas, minerais e enzimas que fortalecem o sistema imune, diminuindo os sintomas da rinite crônica.
Ingredientes
1 colher de sopa de vinagre de maçã
Modo de preparo
Use essa quantidade para temperar a salada, e consuma diariamente.
A rinite crônica provoca sintomas como espirros e tosses sucessivas. Com o uso do vinagre de maçã é perceptível a melhora desses sintomas em poucos dias. A doença também pode ser prevenida através de cuidados básicos, como manter-se longe de agentes químicos, poeira ou objetos que acumulem ácaros.
ATENÇÃO: É importante usar Planta Medicinal sob orientação de um médico, fitoterapeuta ou de um profissional de saúde com conhecimentos específicos em plantas medicinais.
Algumas dessas plantas podem ser contraindicadas para grávidas, crianças ou para alguns tipos de doenças, por isso não tome nada sem seu médico saber.