Adoráveis girafas anãs são avistadas pela primeira vez
Pela primeira vez na história, cientistas se deparam com um par de adoráveis girafas anãs. Os animais, que possuem um longo pescoço e pernas curtas, parecem um mashup de criaturas míticas.
De acordo com os pesquisadores, as girafas anãs possuem em média cerca de 2,7 metros de altura, ou seja, a metade da altura de uma girafa comum. Para os especialistas, a diminuta estatura pode ser uma desvantagem em meio à natureza selvagem.
As girafas anãs
A primeira girafa anã – apelidada de “Gimli”, em homenagem ao anão da trilogia “O Senhor dos Anéis” – foi vista pela primeira vez em 2015, no Parque Nacional de Murchison Falls, em Uganda. De acordo com o The New York Times, os pesquisadores ficaram perplexos quando se depararam com a girafa de 2,8 metros de altura.
“Nossa primeira reação foi de surpresa, claro”, disse ao Times Michael Brown, pesquisador de ciências da conservação da Giraffe Conservation Foundation e do Smithsonian Conservation Biology Institute. “As pernas da girafa eram extraordinariamente curtas, o que dava a impressão de que alguém havia enfiado a cabeça de uma girafa em um corpo de um cavalo”, ressaltou Brown.
A segunda girafa anã, que possui apenas 2,6 m de altura, foi vista em 2018, em uma fazenda privada no centro da Namíbia. O avistamento foi publicado pelo jornal BMC Research Notes. O animal foi apelidado de “Nigel.