Asteroide duas vezes maior que a Estátua da Liberdade passará “raspando” pela Terra no Natal

Um asteroide que pode ter o dobro do tamanho da Estátua da Liberdade irá passar “raspando” pela Terra em 25 de dezembro.

Segundo a NASA, o objeto mede algo entre 92 metros (altura do monumento em Nova York) e 210 metros. No dia de Natal, ele deve se aproximar de nosso planeta a uma distância de 0,02019 unidades astronômicas (cerca de três milhões de quilômetros, o que é considerado próximo em termos espaciais). 

De acordo com os pesquisadores, isso equivale a pouco menos de oito vezes a distância média entre a Terra e a Lua. O gigantesco asteroide, oficialmente batizado de 501647 (2014 SD224), está viajando pelo espaço a uma velocidade aproximada de 10 quilômetros por segundo, ou 36 mil quilômetros por hora. A boa notícia é que não há riscos de colisão com nosso planeta.

A NASA classifica esses objetos espaciais como NEOs, sigla em inglês para Near-Earth Objects (Objetos Próximos da Terra). O programa de defesa da agência espacial dos EUA monitora constantemente asteroides e cometas que se enquadram nessa definição. Pelos critérios da NASA, são considerados potencialmente perigosos os objetos com mais de 140 m de diâmetro que se aproximam do nosso planeta a uma distância de 0,05 unidades astronômicas (ou seis milhões de quilômetros). 

Em caso de impacto, asteroides do tipo podem desencadear tsunamis devastadores, terremotos e efeitos secundários que se estenderiam muito além da área de colisão. Há cerca de 66 milhões de anos, acredita-se que um asteroide de 10 km de diâmetro tenha causado a morte dos dinossauros e de dois terços de toda a vida na Terra.


Fonte:  Newsweek Imagem: Freepik

Compre aqui livros e obras interessantes com fatos e curiosidades. http://bit.ly/34KGqQG

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!

admin

Leandro Lima é CEO das Organizações Olhar Cidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *